A OCZ Z Drive promete ser o sonho dos fanáticos da velocidade, já que permite ler e gravar dados a, respectivamente, 600 e 500 MB/s.
A nova unidade de armazenamento da OCZ foi criada a pensar nos profissionais que utilizam aplicações onde é comum trabalhar-se com ficheiros de centenas de megabytes. No entanto, a marca acredita que esta unidade de alto desempenho acabará por conquistar os PCs de muitos entusiastas.
Ao invés de se ligar pela porta SATA, como é comum nos discos rígidos e unidades SSD, este dispositivo utiliza a porta PCI Express (conector x8) para garantir um acesso mais rápido ao sistema. A capacidade é de 1000 GB (1 TB), alcançados através da junção de várias unidades em RAID 0 para aumentar a eficiência. Este pequeno “monstro” inclui ainda 256 MB de memória DDR2, que funcionam como memória cache.
O resultado é, segundo dados da OCZ, estonteante: 600 MB/s de velocidade de leitura máxima, 500 MB/s de velocidade de escrita máxima e 400 MB/s de velocidade de escrita sustentada.
Segundo Miguel Abreu, gestor de vendas da OCZ para Portugal e Espanha, a versão final da unidade será diferente do protótipo demonstrado, já que a OCZ está a trabalhar para diminuir o tamanho da placa, sobretudo a espessura.
Ainda não se conhece o preço da Z Drive, mas certamente não será barata.