A rival da Intel surpreendeu o mercado com um novo mapa de lançamentos relativo aos processadores Opteron, para servidores e estações de trabalho, anunciando modelos de seis núcleos para Junho e de 16 núcleos para 2011. Vai ser lançado um modelo chamado Lisbon.
Depois do grande alarido em redor dos novos Xeon 5500 da Intel, eis que a AMD demonstra que ainda tem capacidade de surpreender o mercado.
O fabricante anunciou um novo mapa de lançamentos arrojado, que prevê uma aceleração significativa do processo de evolução dos processadores para servidores e estações de trabalho.
Para já, foi introduzido um novo Opteron de quatro núcleos de baixo consumo energético (potência de dissipação máxima de 40 watts). A AMD associa este lançamento ao dia da Terra, que se celebrou ontem.
Para o próximo mês está prevista a chegada de um novo Opteron topo de gama, equipado com seis núcleos, que, segundo a AMD, será 30% mais rápido do que o actual Opteron de quatro núcleos.
Em 2010, vai ser introduzida uma nova série, denominada 6000, para sistemas de dois e quatro vias. Estes processadores vão incluir 8 e 12 cores. No mercado dos sistemas de entrada, de um e dois processadores, vão ser apresentados modelos de quatro e seis núcleos. O nome de código destes últimos apela aos portugueses: “Lisbon”.
Em 2011 a AMD planeia lançar os processadores de 12 e 16 núcleos, produzidos a 32 nanómetros.
fonte